Laytrix.jpg

DESCOMISSIONAMENTO E LANÇAMENTO DE
DUTOS E FLEXÍVEIS

Latrix_Logo-2.png

Centric oferece no Brasil as Soluções da LAYTRIX para Descomissionamento e Lançamento de linhas Flexíveis a partir de um sistema inovador que pode ser instalado em embarcações menores e de custo reduzido, se comparado aos navios de lançamento de linhas (PLSVs) de alta capacidade.

DESCOMISSIONAMENTO DE LINHAS FLEXÍVEIS

 

O sistema LAYTRIX visa o máximo aproveitamento de embarcações com disponibilidade de operação imediata, porém sem capacidade instalada para o descomissionamento de linhas flexíveis. Neste caso o sistema é mobilizado no deck da embarcação, tornando-a própria para esse tipo de atividade, e a um custo menor que 50% em comparação ao uso de um PLSV. 

Tal redução de custo é fundamental e ainda mais relevante para operações de descomissionamento em campos de petróleo já sem qualquer retorno financeiro e de lâmina d'água reduzida, o que traz significante valor à Operadora, pois a solução LAYTRIX permite uma drástica redução no orçamento do projeto.

MODO DE LANÇAMENTO E INSTALAÇÃO

 

O sistema LAYTRIX pode ainda ser configurado para o lançamento e instalação de dutos rígidos, linhas flexíveis, cabos elétricos e umbilicais de controle.

A modularidade e flexibilidade do sistema LAYTRIX permite o aproveitamento máximo do seu lay-out de instalação e rápida configuração no deck de qualquer embarcação de apoio com o mínimo de capacidade operacional para projetos de construção offshore.

Umbilicais e Flexíveis

No Modo Flexlay em ação, que pode ser utilizado para instalação de umbilicais ou dutos flexíveis.

 

A estrutura da torre principal pode ser configurada com um tensionador e calha de alinhamento semelhante aos sistemas tradicionais com a braçadeira de suspensão inferior capaz de promover uma tensão máxima na linha em cerca de 100 toneladas. O tensionador pode ser fornecido pelo cliente ou contratado de terceiros, minimizando novamente os custos incoridos no projeto em comparação a uma embarcação PLSV com capacidade acima do necessário.

Dutos Rígidos

No modo pipelay, o sistema pode ser configurado para operações J-Lay com uma variedade de ângulos - de 90 graus até 10 graus e em lâminas d'água de aproximadamente 200m, com diâmetros de tubo de até 12”.

O sistema LAYTRIX é adequado para tensões máximas de linha de 100 toneladas com o um sistema de cassete permitindo o carregamento eficiente de tubos no navio e na torre, maximizando a velocidade do sistema de instalação.

O uso de uma "embarcação de oportunidade" ou uma embarcação já afretada aumenta ainda mais a redução de custos do projeto como um todo.